Em um berço de palha, torna-se concreta a generosidade divina
13ª edição da Cantata Natalina evidencia como, ao entregar seu filho para salvar a humanidade, Deus ensina a colocar-se a serviço do outro
13ª edição da Cantata Natalina evidencia como, ao entregar Seu filho para salvar a humanidade, Deus ensina a colocar-se a serviço do outro

Espectadores encaminharam-se para a praça e procuraram por um local com boa visibilidade dos palcos, a fim observar com clareza tudo que seria apresentado neles. Dançarinos alongaram-se e recordaram cada um dos passos das coreografias, comprometidos em executá-las com perfeição. Atores caracterizaram-se conforme os seus personagens e concentraram-se, para representá-los convincentemente. Cantores aqueceram as vozes e revisaram a letra dos seus solos, com o objetivo de entoá-los impecavelmente. Coralistas vestiram túnicas coloridas e revisitaram o repertório, para cantá-lo com segurança.

Cantana Natalina 2019 - 1ª Apresentação (2)Neste sábado (23), tais ações – transformadas, desde 2007, em rituais que antecedem o Natal – foram repetidas por mais de 600 artistas e milhares de espectadores, anunciando que, quando a escuridão tomasse conta do céu, as janelas do Colégio Notre Dame seriam abertas, dando início a mais uma apresentação da Cantata Natalina.

Cantana Natalina 2019 - 1ª Apresentação (8)A partir do momento em que delas, além da arquibancada e dos palcos instalados à frente do educandário, ressoaram os primeiros acordes de “Vem Cantar a Alegria de viver”, a multidão teve seus olhares e sentimentos conduzidos a contemplar a magnitude da bondade de Deus, que – como enfatiza a presidente da Congregação de Nossa Senhora, Irmã Araci Maria Ludwig -, tem sua representação máxima na entrega do Seu filho para salvar a humanidade. Por isso, como esclarece a religiosa que está à frente da entidade realizadora do espetáculo, é a gratuidade inerente à generosidade a dimensão exaltada pela 13ª edição da Cantata.

Portanto, as apresentações visam, a exemplo da data comemorativa a que aludem, inspirar a ação à imagem divina, colocando-se, sem ter a retribuição como motivação ou expectativa, a serviço do próximo. “O Natal mostra-nos um Deus que se faz próximo de nós, porque assumiu a carne humana. Por isso, é na proximidade com cada pessoa que estamos vivendo o Seu amor”, prossegue Irmã Araci, justificando a escolha pelo tema que norteia o evento: uma virtude, como define a religiosa, em que a pessoa oferta algo ao próximo por pura bondade.

Cantana Natalina 2019 - 1ª Apresentação (4)Para tanto, os 19 quadros que compõem o roteiro artístico da Cantata Natalina propõem que se reflita sobre a importância de voltar a empatia, a gentileza e a solidariedade ao outro, pois, como denota o lema do espetáculo – “Onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração” (Mateus 6:21) -, a vivência de tais sentimentos representa a entrega daquilo que se tem de mais precioso.

Cantana Natalina 2019 - 1ª Apresentação (1)É, justamente, da doação de si mesmo ao outro que surgirá um mundo mais fraterno. Por isso a profusão artística tão comum ao evento evangelizador culmina com a representação do milagre por meio do qual o Verbo se fez carne – a concretização da generosidade do criador, mas, também, um exemplo humano. Afinal, é de um berço de palha gentilmente cedido que o recém-nascido é observado por aqueles que entregaram suas vidas ao esperançoso projeto divino.

Cantana Natalina 2019 - 1ª Apresentação (10)Motivo de graça, o nascimento é festejado pelos anjos, enquanto fogos de artifício resplandecem e sinos badalam.

A alegria, que convive com o louvor e com a gratidão pelo fato d’Ele habitar entre os homens, tem seu ápice quando outro dos símbolos natalinos, o Papai Noel, entra em cena. Ao som de uma festiva canção que exclama já ser Natal, ele acena e distribui balas aos espectadores, enquanto neve artificial cai sobre eles, acumulando-se nos ombros e nos fios de cabelo.

É com esse sentimento que o espetáculo, organizado pelas comunidades educativas Notre Dame, despede-se, temporariamente, do público. Afinal, no próximo domingo (01), ele tornará a ser apresentado aos passo-fundenses.

Acesse a galeria de fotos:


Uma opinião sobre “Em um berço de palha, torna-se concreta a generosidade divina”

  1. A cantata de natal do Colégio Notre Dame de Passo Fundo foi lindíssima, emocionante e cheia da manifestação do poder de Deus. Parabéns a todos ! A nossa aqui em Brasilia Também foi emocionante ! O Cristo vivo foi exaltado com muito entusiasmo e amor. Cantamos para LOUVOR a Deus e alegria das famílias e amigos. SOMOS TODOS NOTRE DAME !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *